top of page
  • Foto do escritorAJMS

O steel frame como solução construtiva sustentável

Atualizado: 18 de mar. de 2022

A primeira etapa de ampliação do Centro de Pesquisas Oncológicas de Florianópolis (CEPON) foi realizada pela AJMS em consórcio com a empresa Metalcon. A escolha por um sistema Steel frame fez desta uma obra de destaque no portfólio da empresa, que passou a contar com experiência nessa tecnologia inovadora de construções limpas.


O sistema, também conhecido como light steel frame, une estruturas de aço galvanizado a placas de fechamento. É muito utilizado na Europa e nos EUA, e os custos atualmente equivalem ao valor de uma obra de alvenaria, trazendo grandes vantagens na execução de obras comerciais.


Economia, sustentabilidade e prazos mais curtos


Pode-se dizer que o steel frame é um tipo de construção mais econômica, tendo em vista uma ampla gama de benefícios oferecidos por essa solução. A lista é grande:

- Equipes de trabalho reduzidas;

- Obra mais limpa;

- Construção mais rápida (¹/3 do tempo de uma obra convencional);

- Material resistente;

- Sustentabilidade;

- Construção a seco;

- Redução dos custos de fundação;

- Facilidade de manuseio e montagem;

- Desperdício mínimo;

- Baixo custo e baixa frequência de manutenções.

- Inovação e tecnologia.




Colocação e revestimentos do steel frame


A estrutura inicial com vigas metálicas é instalada para dar suporte às placas, encaixadas em um segundo momento. Apesar de parecer simples, o aço resiste ao desgaste e é uma base sólida para a construção.


Trabalhar com placas pré-fabricadas é o que torna o steel frame uma solução construtiva rápida. As opções para fechamento são chapas de cimento, painéis de madeira ecologicamente correta e uma camada de gesso. Existe ainda a possibilidade de aplicar uma camada de isolamento acústico.


Mesmo com várias camadas, a estrutura final é mais fina do que construções com argamassa. Isso significa que não há perda de espaço para as paredes.


As placas uniformes e impermeabilizadas garantem a superfície perfeita para adesão de vários tipos de revestimentos. O material não precisa de tanta massa, já que praticamente não possui imperfeições.


Na obra do CEPON, o revestimento externo foi feito com pastilhas de cerâmica. É possível optar também por pinturas lisas, texturas ou qualquer outro tipo de acabamento. Internamente, não houve nenhuma cobertura pois o revestimento fazia parte da segunda etapa da obra de ampliação, realizada por outra empresa.


Equipe e qualificação profissional


Duas pessoas integraram a equipe necessária para a montagem de 1205 metros quadrados de área em steel frame. O local foi destinado à implantação de um terceiro pavimento da edificação.



É importante destacar a necessidade de experiência e de profissionais treinados para o êxito de uma construção em steel frame. A AJMS sai na frente e, como uma construtora com mais de 20 anos de mercado sempre em busca de aperfeiçoamentos, tem total aptidão e capacitação para oferecer esse tipo de serviço.







25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page